Arquitetos criam casa pré-fabricada com 85% de materiais reciclados

19-10-2010 12:31

Redação - Lugar Certo

 

Na onda da sustentabilidade, a 'Manifesto House' tem 160m² e é feita de containers e páletes

Foto: Antonio Corchera
A 'Manifesto House' é bioclimática

18 de outubro de 2010 - Em busca da sustentabilidade, o escritório de arquitetura James & Mau Architectura construiu a casa pré-fabricada Manifesto House, em Curacaví, no Chile. Com dois materiais que estão alta - containers e páletes -, a construção é bioclimática, usa matérias reciclados e não poluentes e integra energias renováveis.

Veja imagens de dentro e fora da casa!

Utilizando três containers em dois pavimentos, a casa possui quase 160m². No primeiro pavimento, um container dividido ao meio é utilizado como estrutura de sustentação para os dois containers que ficam no segundo pavimento. Essa estrutura em forma de uma ponte, responde às necessidades da casa bioclimática - a forma segue a energia - e oferece um sistema eficaz de ventilação natural. Ela também ajuda a tirar o máximo proveito do ambiente natural da casa, luz natural e vistas de paisagem.

Foto: Antonio Corchera
A casa ficou pronta em 90 dias
Quase 85% dos materiais utilizados na construção são reciclados, reutilizados ou de fontes certificadas. Isso vale para uma série de ítens que estão no projeto como o isolamento feito com cortiça reciclada; alumínio, ferro e aço reaproveitados, e até mesmo papel reciclado. A casa ainda tem painéis solares e energia eólica o que garante uma autonomia de 70% da energia gasta pela casa.

Um lado da fachada é revestida com madeira certificada e do outro com páletes reaproveitados. Os páletes são móveis e dão a possibilidade de diversas aberturas para deixar a luz natural penetrar na casa e aquecer a estrutura de metal do container no inverno, assim como se fecham no verão para proteger a casa do calor.

A casa ficou pronta em 90 dias e custou cerca de 80 mil euros.
 

Bookmark and Share