Cal é um dos produtos que apresenta mais versatilidade em suas finalidades de uso na construção civil

14-03-2011 09:32

 

Humberto Siqueira - Estado de Minas
 


 

Cal é um dos produtos que apresenta mais versatilidade em suas finalidades de uso na construção civil

ABPC/Divulgação
Secretário da ABPC, Mauro Seabra diz que a produção atual da cal, pelo menos em sua maior parte, é bem mais eficiente

Com uma produção total de cerca de 7 milhões de toneladas anuais, o Brasil é hoje o 5º maior produtor mundial de cal, atrás apenas da China, Estados Unidos, Rússia e Japão. Minas é o maior produtor do país, respondendo por mais de 4 milhões de toneladas da produção total, quase 60%. Estão no estado as maiores empresas do setor, comprometidas com qualidade e com os princípios da responsabilidade socioambiental.

Por ser um produto alcalino, a cal hidratada impede a oxidação das ferragens e, também por essa característica, atua como bactericida e fungicida. Além disso, evita que se formem manchas e apodrecimento precoce dos revestimentos. Com ela pode-se proporcionar economia de tinta, já que permite acabamento mais liso e de cor clara, sendo compatível com qualquer tipo de tinta e com outros acabamentos, como fórmica, lambris, papéis de parede.

Produto usado no preparo de argamassas de edificações e de tintas minerais, a cal é extremamente versátil e se aplica a diversas finalidades na construção civil, usada também para unir e revestir alvenarias. A argamassa mais comum hoje utilizada na obra é feita com areia, água e uma combinação de dois aglomerantes: cimento e cal hidratada. Essa combinação forma uma dupla perfeita: enquanto o cimento endurece ao reagir com a água da mistura, a cal hidratada tem endurecimento pelo contato com o ar. A cal absorve e reage com o gás carbônico presente na atmosfera, o que a transforma num carbonato tão sólido quanto a rocha calcária que a originou.

É no momento da aplicação da argamassa que a cal revela outras propriedades. Fina e leve, permite o preparo de maior quantidade de argamassa com a redução do custo do metro cúbico. Ao serem misturadas com água, as partículas da cal funcionam como um tipo de lubrificante, reduzindo o atrito entre os grãos de areia. O resultado é um material com melhor manuseio, boa aderência e maior rendimento na mão de obra.

Mas as vantagens não param por aí. As argamassas à base de cal hidratada têm baixo módulo de elasticidade, permitindo que absorvam melhor pequenas deformações ou movimentações das construções, evitando trincas, fissuras e até o descolamento dos revestimentos.

Atualmente, a produção de cal, pelo menos em sua maior parte, é bem mais eficiente. Conforme Mauro Seabra, secretário-executivo da Associação Brasileira de Produtores de Cal (ABPC), a primeira etapa é a calcinação da rocha calcária, rica em carbonatos de cálcio e magnésio. "De sua queima em fornos industriais a altíssimas temperaturas obtém-se a cal virgem, uma combinação de óxidos de cálcio e magnésio. A cal virgem é um produto instável, que reage facilmente com a água. Assim, a etapa seguinte da produção é justamente a hidratação da cal virgem, da qual se obtém uma combinação estável de hidróxidos de cálcio e magnésio: a cal hidratada", explica.

CURIOSIDADE

O acaso levou à descoberta da cal, produto muito importante na construção civil e em vários segmentos. Ao acender uma fogueira numa caverna de rocha calcária, percebeu-se depois a formação da cal. Isso ocorreu antes mesmo da invenção do cimento, em 1824. Os primeiros registros conhecidos de seu uso são de 15 mil anos e estão presentes em pinturas rupestres em grutas da região de Lascaux, na França.

Bookmark and Share