Inflação do aluguel sobe menos no início de março,

14-03-2011 10:03

 

publicado em 11/03/2011 às 08h09:

Inflação do aluguel sobe menos no início de março,
com avanço menor de matérias-primas

Preços ao consumidor também desaceleraram, com alta menor em escola e transporte

Do R7

O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), índice de inflação usado nos reajustes de contratos de aluguel, ficou em 0,48% na primeira prévia de março – abaixo do 0,66% visto em janeiro. A desaceleração nos preços das matérias-primas teve a maior influência sobre o resultado apresentado hoje. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (11).

A primeira prévia do IGP-M de março compreendeu o intervalo entre os dias 21 e 28 de fevereiro.

Os preços das matérias-primas, que vêm aumentando a pressão sobre o indicador nas últimas semanas, deram um alívio, com alta de 0,52% - muito abaixo dos 2,40% vistos um mês antes. Os itens que mais contribuíram para essa desaceleração foram: minério de ferro, soja em grão e milho em grão.

Já os preços de aves, café em grão e bovinos aceleraram - embora não em ritmo suficiente para impedir a freada no indicador.

O consumidor também sentiu uma folga: o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) ficou em 0,35% - ligeiramente abaixo do 0,45% visto um mês antes. Os preços que mais desaceleraram foram os de cursos formais, tarifa de ônibus urbano e jogo lotérico.

Na contramão seguiram os preços de roupas, barbearia, frutas e os salários empregados domésticos.

O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) ficou em 0,23% na apuração divulgada hoje - muito abaixo do 0,52% visto no mês anterior. Materiais, equipamentos e serviços subiram 0,44% (contra 0,79% na abertura de fevereiro), e os custos de mão de obra não tiveram alteração.

Bookmark and Share