Sistema de gestão previne atraso nas obras

15-03-2011 16:10

 


 

 Com o reaquecimento da economia pós-crise, os lançamentos imobiliários não param de aumentar. O problema é que, com tanta demanda, há também muitos atrasos na entrega dos imóveis. Segundo o Instituto Brasileiro de Estudos e Defesa das Relações de Consumo (Ibidec), o número de queixas por descumprimento de contrato cresceu 74% em 2010, se comparado a 2009. Para evitar esse tipo de problema, algumas construtoras estão modificando a forma de gerir seus projetos. Entre as apostas das empresas está o sistema de gestão estratégica BSC (Balanced Scorecard), desenvolvido na universidade de Harvard, EUA, capaz de indicar onde está e qual é o problema da obra.

 

Por meio dessa estrutura de medição e gerenciamento são criados indicadores que proporcionam a integração de cada funcionário com o objetivo da empresa. Por exemplo, para a companhia atingir a meta de ser a melhor no seu segmento, todos os processos passarão por uma avaliação, desde a recepcionista até o presidente da empresa. Logo depois, um relatório final irá diagnosticar o problema e oferecer soluções para que a construtora possa prever possíveis deficiências que impeçam a entrega do imóvel na data pré-estabelecida. Se for identificado que o atraso vai acontecer por causa de problemas na compra das janelas, a aquisição das mesmas se dará com antecedência.

 

“Quando uma obra atrasa, o cliente sai perdendo: muitas vezes tem que pagar aluguel por um período maior. Porém, para a construtora isso também causa transtornos. Um mês a mais, fora do planejamento, significa aumento na folha de pagamento, mais impostos e risco de processos judiciais”, explica Luciana de Castro Morais, diretora administrativa/comercial da Construtora Carrara, que está implementando o sistema BSC.

 

O BSC é útil para a empresa porque tem a missão de consertar falhas que ocorrem nos procedimentos e de maximizar os resultados. Logo, também zela pela imagem e visão das organizações. “O sistema está sendo implantado em todos os setores da Construtora Carrara, inclusive no relacionamento com o cliente, através dele será possível fazer um levantamento sobre as demandas futuras de cada um. O tratamento será individualizado: o que cada cliente gosta, o seu perfil, suas metas e o tempo em que almeja alcançá-las. Assim, poderemos trabalhar para que essa demanda seja cumprida”, diz Luciana.

Fonte R7

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