SOBRE O INSTITUTO

FINALIDADES E OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

I – Promover e incentivar a pesquisa e os estudos jurídicos, administrativos, sociais e econômicos, relativos ao Mercado Imobiliário, visando a difusão do conhecimento e o aprimoramento das práticas e legislações vigentes;

II – Colaborar com as demais entidades vinculadas ao Mercado Imobiliário, bem como com os demais órgãos e entidades representativas dos Associados, no patrocínio de iniciativas que digam respeito à defesa dos interesses dos seus Associados e da Sociedade Civil, especialmente quanto às questões relativas ao urbanismo, trânsito, meio ambiente, ordem econômica e consumidor, bem como do patrimônio histórico, artístico, cultural, turístico, paisagístico, estético, arqueológico, fauna e flora brasileiras;

III – Criar e desenvolver atividades culturais, de formação e de especialização profissional, congregar especialistas, nacionais e estrangeiros, nas diversas disciplinas do conhecimento envolvidas direta ou indiretamente com o Mercado Imobiliário;

IV – Prestar assessoria técnico-científica aos Organismos Oficiais implementadores de políticas públicas, bem como a outras entidades públicas e privadas que, direta ou indiretamente, estejam envolvidas com o Mercado Imobiliário;

V – Incentivar a cooperação nacional e internacional no setor imobiliário, promovendo programas de intercâmbio entre entidades, profissionais e estudantes, brasileiros e estrangeiros; bem como outras, desde que compatíveis com seus objetivos de valorização e aperfeiçoamento do Mercado Imobiliário e de seus agentes.

ATIVIDADES INSTITUCIONAIS

I – Promover palestras, seminários, congressos, debates, conferências, encontros e cursos;

II - Realizar estudos, apresentar sugestões e anteprojetos de leis, regulamentos e críticas à legislação existente ou em elaboração;

III - Difundir conhecimentos relativos à sua área de atuação, pela publicação de livros, artigos e periódicos, utilizando para tal de meios eletrônicos e todas as demais formas de comunicação;

IV - Conceder prêmios para pessoas e entidades que venham a prestar serviços relevantes para o IBEI, bem como para o desenvolvimento do Mercado Imobiliário;

V – Estimular a produção intelectual, bem como a sua divulgação, por meio de iniciativas tais como a promoção de concursos de monografias, artigos e qualquer outra forma de manifestação do intelecto;

VI - Firmar convênios com entidades públicas e privadas para a execução de suas finalidades;

VII – Criar e manter acervo técnico e científico relativo ao Mercado Imobiliário, contendo material diversificado tais como biblioteca, videoteca, compilação de jurisprudências, artigos, etc.;

VIII - Conceder bolsas de estudo, financiamentos ou repasse de financiamentos para projetos e pesquisas;

IX - Patrocinar ações civis públicas;

X – Firmar parcerias com instituições públicas e privadas visando ao patrocínio de seus projetos e ações. Poderá também se manifestar publicamente sobre quaisquer matérias relativas ao Mercado Imobiliário, bem como sobre questões oriundas do mesmo ou sobre assuntos considerados de interesse de seus Associados, vedada toda e qualquer manifestação sobre questões de interesse privado ou de caráter exclusivamente político ou religioso, tanto pelo Instituto, como por seus Associados, em nome deste.

ADMINISTRAÇÃO

O IBEI é administrado por um grupo de seus Associados e, admite a adesão gratuita aos interessados, na condição de Filiados, que passam então a receber informações e descontos para participar das atividades desenvolvidas pelo Instituto.

RECURSOS

O IBEI é mantido com recursos originados de patrocínios, doações e receitas angariadas nas atividades constantes das suas atividades institucionais e comercialização de publicidade em seus veículos de comunicação.