A casa na ponta dos dedos

12-01-2011 10:18

 

A casa na ponta dos dedos


 

Júnia Leticia - Estado de Minas
 


 

Decoradores e arquitetos ensinam a usar a tecnologia de forma harmônica e com estilo, combinando múltiplas funções dos eletrônicos com móveis, de acordo com cada ambiente

Eduardo Almeida/RA Studio
Automação dos sistemas de áudio e vídeo por redes sem fio é uma das maneiras mais comuns atualmente de garantir comodidade aos moradores


10/01/2011 - A velocidade do avanço tecnológico nos surpreende a cada dia com novidades que facilitam a vida das pessoas. E não é exagero falar que as mudanças ocorrem do dia para a noite. Para quem gosta de se manter atualizado com as inovações, é preciso saber que não basta comprar tudo o que se vê pela frente e colocar em casa. É preciso cautela para que, em vez de dar praticidade aos ambientes, não se tornem parte de uma exposição de aparelhos que não serão utilizados, o que tem exigido de designers de ambientes e arquitetos muito planejamento na hora de montar projetos de decoração.

Uma prova de que a automatização residencial é uma área que merece destaque foi o surgimento da domótica, como conta o consultor da HiFi Club Sergio Mancini. Resultado da junção da palavra latina domus (casa) com robótica (controle automatizado), o termo, apesar de desconhecido por boa parte das pessoas, surgiu nos anos 1980. “Por meio da domótica, é possível atingir o conforto e a sofisticação esperados”, opina.

A designer de interiores Carolina Lage confirma as vantagens da tecnologia no design de ambientes. Ela conta que a automação permite controlar a residência remotamente, economizar dinheiro, energia e tempo com tarefas repetitivas, além de aumentar o conforto. “Porém, cada indivíduo saberá o quanto lhe será útil. Dependerá do gosto pessoal e dos recursos possuídos”, ressalta.

Para que tudo dê certo, a designer de interiores aposta no trabalho conjunto dos profissionais envolvidos: designer de interiores, técnico de automação, eletricista, entre outros. “Com essa integração, o ambiente será confortável, esteticamente belo, sem deixar de lado a praticidade e a funcionalidade”, avalia Carolina Lage.

Ela acredita que desde o início tudo deve ser pensado e criado em equipe, para que o projeto tenha unidade. “O designer entra com as ideias e soluções de armazenar os equipamentos, cores, um sofá confortável, cortinas, tapetes e painéis que ajudam na redução do ruído”, aponta. Já aos outros profissionais cabe aplicar toda a tecnologia disponível no mercado para que a residência seja segura, prática e moderna, conforme a designer de interiores.

Um dos destaques da tecnologia que contribui bastante para harmonizar os ambientes com o que há de mais moderno é a automação sem fios (wireless), que, segundo Carolina Lage, possibilitou levar facilidade e conforto para todos os ambientes da casa. “Trata-se da aplicação de sistemas de controle para todas as funções encontradas no ambiente, integrando seus acionamentos.”

O ideal é que todas as funções sejam integradas sem deixar de lado a beleza e o conforto, valorizando o ambiente. “Com a entrada na nossa vida das mídias digitais, como filmes, fotografia e músicas, se faz necessário um sistema que possa reunir e distribuir este conteúdo por toda a residência”, observa Carolina Lage.

A designer de interiores Silvia Freitas cita algumas formas como os recursos tecnológicos podem ser empregados. No banheiro, por exemplo, ela aponta as duchas disponíveis hoje no mercado que são capazes de proporcionar um banho revigorante. “A tecnologia leva em conta a quantidade de furinhos que há na ducha, que proporcionam o maior relaxamento”, conta.

Definir exatamente que tipo de tecnologia você pretende ter em casa é um passo fundamental para também planejar os custos dessa empreitada. Como os preços dos equipamentos e das instalações são altas, um bom projeto é importante. Segundo a arquiteta Estela Netto, outro fator importante para que a automação tenha seus custos reduzidos é que o próprio cliente providencie o projeto em planta. “Assim, é possível fazer o cabeamento por dentro do rebaixo de gesso, antes mesmo de ele ser executado. O cliente também deve ter claras as suas reais necessidades e dimensionar suas expectativas”, acrescenta.

ERGONOMIA

No banheiro, para quem quer investir um pouco mais e desfrutar de um conforto digno de cenas de cinema, a dica é apostar em banheiras de hidromassagem, que podem até mesmo ser ligadas pelo telefone celular antes de chegar em casa, como fala Silvia Freitas. “A maior ergonomia da banheira proporciona mais conforto e praticidade por meio da sua automatização, com jatos múltiplos de hidromassagem e cromoterapia, que proporcionam maior relaxamento”, completa a designer de interiores.

Para o quarto, a opção é o acionamento automático e compartilhado dos equipamentos. Atualmente, há controle remoto para tudo. Além do ar-condicionado e da televisão, a luz e as persianas podem se acionadas pelo mecanismo. “Por meio da automação, podemos integrar os sistemas de som, luz, vídeo em um único controle remoto, que funciona em qualquer lugar da sua casa”, aponta Silvia Freitas.

Fonte: Estado de  Minas

Bookmark and Share