Adobe técnica de construção

05-05-2011 10:18

 

Frederico Prates - Especial para o Lugar Certo

Daniel Quintão - Especial para o Lugar Certo

 (Divulgação)  
- O adobe é uma técnica de construção em terra crua que consiste na moldagem de blocos de terra úmida adicionados, ou não, de palha que, após período de secagem, constituirão tijolos maciços para construção de alvenarias. Diferentemente dos tijolos convencionais, que passam por processo de cozimento em fornos de alta temperatura, o bloco de adobe é configurado por processo de secagem natural, não envolvendo a queima de seus elementos naturais. Após moldados e secos, os blocos de adobe são utilizados para construção de paredes, muros, arcos e cúpulas, e seguem tradicional sistema de assentamento, ou seja, os blocos devem ser dispostos de maneira alternada, utilizando argamassa, também em terra crua, para assentamento dos blocos.

- A taipa de pilão é um sistema rudimentar de construção de paredes e muros. A técnica consiste em comprimir a terra em fôrmas de madeira no formato de uma grande caixa, onde o material a ser socado é disposto em camadas de aproximadamente 15 centímetros de altura. Essas camadas são reduzidas à metade da altura pelo processo de piloamento. Quando a terra pilada atinge mais ou menos 2/3 da altura do taipal, recebe, transversalmente, pequenos paus roliços envolvidos em folhas, geralmente de bananeiras, produzindo orifícios cilíndricos denominados "cabodás", que permitem o ancoramento do taipal em nova posição. Essa técnica é usada para formar as paredes externas e as internas, estruturais, sobrecarregadas com pavimento superior ou com madeiramento do telhado.

- O pau-a-pique é sem dúvida uma das mais antigas técnicas de construção em terra crua empregada no mundo. Trata-se de um modo de construção que comporta uma estrutura auto-portante, normalmente em madeira, e uma estrutura secundária constituída por uma trama de bambu ou varas de madeira mais esbeltas, entrelaçadas ou pregadas. O preenchimento dos espaços vazios ocorre em argamassa de terra relativamente argilosa e fina, de areia e de fibras vegetais ou animais, aplicada no estado plástico sobre a trama. A terra pode ser extraída no terreno onde ocorre a obra ou nas proximidades. Na execução tradicional, a técnica do pau-a-pique não requer necessariamente meios avançados, mas sim considerável contingente de mão-de-obra. Em contrapartida, uma execução mais moderna, tal como a projeção pneumática de argamassa, necessita de pouca mão-de-obra.

*A O3L Arquitetura é uma empresa que atua área da construção contemporânea de baixo impacto ambiental e do patrimônio cultural, sediada na cidade de Belo Horizonte/ MG. Daniel Quintão especializou-se em Arquitetura de Terra - técnicas vernáculas, pela Ecole Nationale Supérieure d'Architecture de Grenoble e Laboratório CRATerre, França. Participou do desenvolvimento de projetos e obras de construções em terra junto à empresa francesa AKTerre - Construction et Matériaux en terre, instalada na região de Grenoble, Ródano - Alpes, além de elaborar inventários de bens culturais no âmbito do programa do ICMS Cultural no estado de Minas Gerais. Frederico Prates especializou-se em História da Cultura e da Arte pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Desenvolve trabalhos na área da restauração e intervenção em bens culturais e possui ampla experiência nos trabalhos do ICMS Cultural junto a vários municípios mineiros.

O3L Arquitetura: Rua Congonhas, 798/sl. 4 - Santo Antônio
- Belo Horizonte-MG. (31) 2531 7070/(31) 9196 6935/(31) 9625 7382. Emails para esta coluna: o3l@o3l.com.br
Bookmark and Share