Aluguel residencial sobe 13,44% em 12 meses

21-10-2010 09:17

 

Aluguel residencial sobe 13,44% em 12 meses
Publicado no Jornal OTEMPO em 21/10/2010
ALINE LABBATE
 

 

Alugar um imóvel em Belo Horizonte está cada vez mais caro. De acordo com o levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), nos primeiros nove meses de 2010, o valor do aluguel de imóveis residenciais na capital cresceu 10,58%, enquanto a inflação no período, medida pelo IPCA, foi de 3,98%. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta foi de 13,44%.

Atualmente, o valor do aluguel de um apartamento de três quartos com um banheiro em um bairro de classe média gira em torno de R$ 707. O mesmo apartamento, em uma região mais popular, tem aluguel médio de R$ 569.

De acordo com o presidente da Câmara do Mercado Imobiliário de Minas, Ariano Cavalcanti de Paula, os valores são regulados pela lei da oferta e da procura. Como a economia está aquecida, a demanda por imóveis para alugar também está grande. "O país passou pelas décadas de 80 e 90 acumulando déficits habitacionais, e represou uma demanda muito grande. Com o crescimento da economia a partir de 2004, essa massa passou a procurar os imóveis e o mercado da construção civil demora para se ajustar", avalia.

A explicação pode ser comprovada por números. Segundo o levantamento do Ipead, a oferta de unidades para aluguel está quase estagnada. No acumulado dos últimos 12 meses, a quantidade de imóveis disponíveis para alugar subiu apenas 1,63%. Se analisarmos apenas o período de janeiro a setembro deste ano, houve queda de 8,11% na oferta.

De acordo com o gerente de vendas da unidade Sion da Casa Mineira, Admar Ubaldo Passos Cruz, com o custo do aluguel cada vez mais alto, compensa investir na compra da casa própria. "Se a pessoa tem um dinheiro para dar de sinal, é muito melhor aproveitar para adquirir de vez o imóvel. Em vez de pagar aluguel, paga a prestação e ainda ganha dinheiro, pois os imóveis estão se valorizando muito acima dos juros de mercado", orienta.

Bookmark and Share