As soluções viáveis para as cidades, segundo a ABCP

08-04-2011 12:11

 

Através do programa Soluções para Cidades, associação cria alternativas que na prática se mostram eficientes.

Sistemas abordam desde autoconstrução até pré-fabricados.



08/04/2011

 
São Paulo - Alternativas para a habitação, mobilidade urbana e saneamento básico são objetos do programa "Soluções para Cidades", da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), com o objetivo de trazer melhoria para a qualidade de vida e o bem estar das populações.

Um exemplo do que propõe o programa está em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, SP. Por meio de parceria entre a ABCP e a municipalidade, envolvendo transferência de conhecimento técnico e orientação de profissionais e gestores, é trabalhado na cidade o conceito de calçada segura. “Os passeios públicos são padronizados, garantindo acessibilidade a todo cidadão e autonomia às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida”, explica a associação.

Para o engenheiro e gerente da regional São Paulo da ABCP, Ricardo Moschetti, a iniciativa de reunir alternativas para o passeio público visa promover a mobilidade urbana diante de um cenário de aumento da expectativa de vida das pessoas, e da necessidade de garantir maior independência aos portadores de necessidades especiais.

Habitação – O programa "Soluções para Cidades", conta Moschetti, surgiu como uma resposta ao processo de urbanização acelerada e do crescimento urbano. Dentro da proposta, para a habitação destacam-se os sistemas construtivos que abordam desde a autoconstrução, até a agilidade da alvenaria estrutural com o uso de blocos de concreto e a utilização de pré-fabricados e paredes também em concreto, como resposta à implantação de empreendimentos em alta escala.

No caso das habitações de interesse social, um exemplo da ação da ABCP por meio do programa vem de São Luiz do Paraitinga (interior paulista), cidade arrasada pelas enchentes, em 2010.

Diante da urgência em atender a população desabrigada, a ABCP participou com orientação técnica para a construção das habitações. As obras utilizaram o concreto PVC, um sistema industrializado que não gera resíduos, segundo explicações de Moschetti.

A ABCP apresentará as soluções - algumas em prática, outras como propostas, durante o 55º Congresso Estadual de Municípios, que acontece a partir do próximo dia 12 (terça-feira, abril, 2011), no Centro de Convenções Costa da Mata Atlântica (Avenida Capitão Luiz Pimenta, 811, Parque Bitarú), em São Vicente, litoral de São Paulo. Inscrições e outras informações
 
 Fonte R7
Bookmark and Share