Atenção na hora de tocar a obra

04-11-2010 10:30

Fonte: lugarcerto.com.br

 

Atenção na hora de tocar a obra


 

Redação - Lugar Certo
 


 

 

Para manter as edificações resistentes às ações do tempo e, principalmente, para evitar a penetração de água nas alvenarias, concretos, telhados e lages é necessário fazer a impermeabilização de forma correta e com a aplicação de produtos adequados e de qualidade. "Quanto mais atenção a esses processos durante a execução de uma obra, melhor", explica o engenheiro civil Márcio de Araújo Ferreira, diretor da Imperall, empresa especializada em impermeabilizações com sete anos de experiência. 

Locais em que a infiltração já esteja instalada também podem ter solução. "O ideal é que possamos avaliar cada caso para resolvermos o problema. Existem vários tipos de impermeabilizantes que resolvem a questão", garante Márcio. Além dos cuidados com a compra ou aluguel de um imóvel que tenha mais de 20 anos de uso, outra dica é que varandas, banheiros, garagens e áreas de serviços e lazer devem ter ralos para evitar o acúmulo de água nos cantos e a infiltração nas paredes. 

Entretanto, para evitar problemas de infiltrações e vazamentos, é fundamental que se faça um projeto da construção com todos os detalhes antes mesmo de se iniciar a obra. "A prevenção começa pelo projeto bem feito da edificação. Esse problema, geralmente, é causado pela má elaboração dos projetos, o que pode ser chamado de patologia congênita", explica Adriano. 

A tecnologia também pode ser uma importante aliada de quem vai construir um imóvel. O vibrador para concreto, por exemplo, ajuda na prevenção de infiltrações. Na fase de construção da laje, o equipamento é usado para adensar as partículas que compõem o concreto. O equipamento é responsável por compactar a massa, diminuindo espaços, eliminando o ar e eventuais vazios entre os materiais, minimizando o espaço para a passagem de água. 

"É também importante que o serviço de impermeabilização, com uso de manta asfáltica, seja realizado para dar ainda mais segurança ao imóvel", explica Sérgio Guerra, diretor da Bramex, empresa especializada na venda de equipamentos para a construção civil. 

Bookmark and Share