Cartão de visitas do empreendimento Fachada é um importante atrativo na comercialização

09-05-2011 09:45

Cartão de visitas do empreendimento Fachada é um importante atrativo na comercialização
 

Júnia Leticia - Estado de Minas

Publicação: 08/05/2011 10:09 Atualização:

 

A parte externa do prédio é fundamental para a valorização do imóvel (Eduardo Almeida/RA Studio)  
A parte externa do prédio é fundamental para a valorização do imóvel
A concepção de um empreendimento envolve uma série de aspectos que têm reflexos na valorização não só do imóvel como um todo, mas também de suas unidades individuais. Entre os diversos pontos que merecem destaque estão as fachadas, uma espécie de cartão de visitas do prédio.

Sua importância é tão grande que construtoras investem em estudos criteriosos, que têm como objetivo atrair a atenção de possíveis compradores. Além disso, o arquiteto da Talent Construtora e Incorporadora Paulo de Tarso Nogueira diz que o estudo diferencia os empreendimentos da mesma construtora. “O projeto garante uma nova linha de arquitetura”, conta.


Mais do que um aspecto puramente estético, a fachada é um reflexo do que será encontrado dentro do imóvel, conforme frisa o arquiteto. “É preciso refletir na fachada o conceito do empreendimento e da construtora, inovando nos materiais. Afinal, o mercado de revestimento dá cada vez mais liberdade para o arquiteto criar”, observa Paulo.

Arquiteto da Construtora Atrium, Igor de Lima destaca, ainda, o fato de um estudo possibilitar mais economia para desenvolver o projeto. “Um estudo de fachadas é importante porque permite otimizar a aplicação dos materiais, reduzir custos e o tempo de execução da obra”, aponta.

Ele explica que é por meio dele que se podem verificar as possíveis interferências entre os materiais empregados com a estrutura projetada. “O objetivo é amenizar eventuais incompatibilidades e possíveis patologias, provenientes de uma execução feita sem um estudo específico”, pondera Igor.

Igor de Lima diz que estudo de fachada permite otimizar aplicação de materiais (Eduardo Almeida/RA Studio)  
Igor de Lima diz que estudo de fachada permite otimizar aplicação de materiais
Diretor da Prisbel Construtora, Luciano Muniz reforça a ideia de fachadas como cartão de visitas do empreendimento. “Ela é responsável por deixar o produto mais bonito, além de destacar as funcionalidades de um imóvel e a qualidade de todo o projeto. Uma fachada sem destaque, com materiais de pouca qualidade e sem beleza, não atrai compradores para os imóveis”, observa.

DECISÃO

O empresário Cristiano Franco Novaes admite que o exterior de um empreendimento influencia sua decisão. “O aspecto estético da fachada é um critério que pode definir meu interesse em conhecer o interior do imóvel, em um primeiro momento. Afinal, ela é responsável pela apresentação do edifício.”

No entanto, além da aparência, um bom acabamento é essencial para o fechamento do negócio. Mesmo assim, o empresário reconhece que, se o prédio não o atrair esteticamente, é bem provável que nem chegue a visitá-lo. “Isso porque toda a construção, o que inclui a fachada, deve manter um alto padrão”, enfatiza Cristiano.

Bookmark and Share