De olho nos jovens

03-03-2011 10:04


 

Júnia Leticia - Estado de Minas
 


 

Com o aquecimento no setor e facilidade de crédito, construtoras segmentam o negócio e apostam em empreendimentos que refletem o estilo de vida desse público mais novo

Eduardo Almeida/RA Studio
Para Hélio Souza, da Habitare, investir em imóveis é sinônimo de rentabilidade superior às aplicações mais conservadoras

A melhoria na renda, o aumento da oferta de financiamento, a extensão dos prazos de pagamento e as baixas taxas de juros têm feito com que o número de jovens, solteiros e casados, entre 25 e 35 anos, invistam na compra da casa própria. De olho nesse potencial, o mercado imobiliário aposta em empreendimentos adaptados às demandas desse público.
O diretor comercial da Prisbel Construtora, Luciano Muniz, confirma essa tendência. Segundo ele, cerca de 30% a 40% dos apartamentos da empresa são vendidos para pessoas nessa faixa etária. "Além da facilidade de crédito, a cultura de que imóvel é um bom investimento está bem enraizada", acredita.

Isso se deve, em parte, a uma mudança de mentalidade, como avalia Muniz. "Antigamente, os jovens gostavam de arriscar e investir na bolsa, por exemplo. Agora, compreendem que o imóvel é mais seguro e tem rentabilidade garantida. Os apartamentos também ficaram mais compactos e, consequentemente, mais baratos", justifica.

O fato de ter se tornado uma excelente opção de investimento nos últimos anos, com rentabilidade superior às aplicações mais conservadoras e moderadas, é a justificativa do diretor comercial da Habitare Construtora, Hélio Souza, para o interesse dos jovens em adquirir um imóvel. "Tanto para os destinados à própria moradia quanto ao aluguel. Essa valorização, aliada ao déficit imobiliário nacional e à ampla oferta de crédito, compõem um cenário favorável à aquisição de imóveis, de forma planejada e segura."

Diretor do Comitê de Marketing da Rede Netimóveis e diretor da Planta Imóveis, Celso Salles reconhece que há uma demanda muito grande por parte desse tipo de público. O motivo apontado por ele é a necessidade de se investir em um bem com maior durabilidade e rentável. "O jovem está ingressando mais tarde no mercado do trabalho, pois está passando mais tempo estudando. À medida que ele adquire mais bagagem cultural, conquista um salário mais alto e sente a necessidade de investir."

SEGURO

A possibilidade de poder contar com mais tranquilidade com o passar dos anos é outra razão apontada por Salles. "Hoje, devido à queda dos juros, os jovens optam pela compra de imóveis, visando uma espécie de seguro de vida, uma garantia para o futuro."

Nesse contexto, o sócio-diretor da Talent Construtora e Incorporadora, Lucas Baeta, acredita que o público jovem busca a casa própria como principal símbolo de independência financeira. "Também associam essa conquista a uma oportunidade de valorização futura. Além disso, veem a aquisição de imóvel como excelente fonte de investimento, sobretudo, os apartamentos na planta."

Bookmark and Share