Efeito UPP: após pacificação, compradores têm procurado imóveis em todas as ruas da Tijuca

08-04-2011 14:26

 

A Praça Saens Peña, na Tijuca, é um dos pontos mais procurados na Tijuca. / Foto: Felipe Hanower / O Globo
Thaís Sousa
Tamanho do texto A A A

Polo econômico da Zona Norte, o bairro da Tijuca vem colhendo os frutos da pacificação nas favelas. Se, por um lado, a tão sonhada valorização de até 30% no valor dos imóveis ainda não se concretizou, por outro, o perfil do bairro mudou. Segundo o gerente comercial da LGF Imóveis, Luiz Ricardo Fernandes, não existem mais áreas que não atraiam compradores e a demanda vem se distribuindo por todas as ruas do bairro atualmente.

 

— Agora, com as UPPs, todas as áreas da Tijuca são procuradas. Não chega a ser grande valorização, mas a zona de interesse já se expandiu— explica ele.

 

Ainda segundo Fernandes, a procura pela Tijuca é alta porque o bairro reúne muitos fatores de atração: oferta de comércio e opções de transporte e de áreas de lazer.

 

Mesmo assim, ainda é possível perceber uma concentração maior da demanda por imóveis na região central do bairro, próximos à área comercial: o entorno da praça Praça Sans Peña e o do shopping. As ruas próximas, como Maxwell, Pereira Nunes e Conde de Bonfim se tornam as áreas mais disputadas pelas imobiliárias daquela região.

 

— A especulação imobiliária é muito grande, devido a todas as facilidades do bairro. Falta oferta, porque a mercadoria é escassa — afirma Luiz Ricardo.

 

Nova Olaria também desperta interesse

 

Como já aconteceu em outras regiões da cidade, a área da Leopoldina mudou de nome e teve a demanda por imóveis ampliada. Agora, os bairros de Bonsucesso, Ramos e Olaria compõem a chamada Nova Olaria, região cuja demanda por imóveis vem crescendo consideravelmente, de acordo com corretoras locais.

 

Na empresa Luz Imobiliária, que atende a área da Leopoldina, as principais demandas se concentram na região da Nova Olaria.

— A procura tem sido muito intensa nessa região, tanto por apartamentos quanto por casas. Corremos atrás do que o cliente procura — afirma o gerente administrativo da Luz Imobiliária, Fábio Silva Ribeiro.

 

Ainda segundo Ribeiro, em Olaria é possível destacar as ruas Carlina, Bariri, Filomena Nunes e João Silva como as de maior interesse entre os compradores. Em Bonsucesso, as atenções estão voltadas para as ruas Teixeira de Castro e Cardoso de Moraes. Em Ramos, são as ruas Felisbelo Freire e Tupi as que têm as maiores demandas por compras e locações de imóveis.

Bookmark and Share