Estratégias de venda

04-11-2010 09:50

 

Estratégias de venda
Criatividade é a palavra-chave na divulgação de empreendimentos imobiliários por construtoras e incorporadoras e pode ser considerada o primeiro passo para o sucesso
ALESSANDRA MIZHER
 

 

Não basta apenas o poder de convencimento de um bom vendedor para garantir o sucesso nas vendas, principalmente segmento imobiliário. O aumento da concorrência e a chegada de novas tecnologias têm feito as construtoras quebrarem a cabeça para criar seus planos de atuação no mercado.

Um das mais diferenciadas estratégias para se aproximar dos clientes foi elaborada pela paulista Rossi, que apostou em uma ação de varejo para estreitar, ainda mais, a sua relação com os clientes. A empresa estabeleceu parceria com uma das gigantes do segmento de lingerie e de vendas porta a porta.

Assim, o cliente atendido por uma revendedora de lingerie irá conhecer, em sua casa ou trabalho, os empreendimentos oferecidos pela Rossi, via material informativo preparado especialmente para este público.

"Temos como objetivo ir, sempre, onde o cliente está. Daí surgiu a ideia da parceria. Com ela, todos ganham, pois a revendedora reverte sua indicação em vale-compras de produtos da marca e o cliente obtém informações sobre imóveis com praticidade e comodidade. Além disso, a capilaridade de vendas é muito grande e conseguimos chegar à porta do cliente", explica o diretor de vendas da Rossi, Klausner Monteiro.

Estandes. A busca pelo cliente no local em que frequenta também foi a estratégia encontrada pela LiderCyrela ao montar estande no shopping Diamond Mall, que possui um público-alvo para alguns dos empreendimentos das construtoras.

Como explica Karla Avelar, gerente de Marketing da LiderCyrela, essa foi a forma encontrada para chegar ao cliente sem ser agressivo. "Este público é mais discreto é não quer ser inundado de informações que não foram procuradas. Assim, decidimos por colocar um estande em um dos shoppings mais visitados por nosso público, que poderá ter todas as informações necessárias para a decisão imobiliária", completa Karla.

 
Cenário
Construtoras se valem da tecnologia para divulgação
Alessandra mizher
 

Já imaginou ter a visão exata da varanda de seu imóvel antes mesmo da empresa ter iniciado a construção do prédio? O que para muitos parece ser impossível, para alguns clientes do mercado imobiliário já pode ser realidade. É o que explica Karla Avelar, gerente de marketing da LiderCyrela, construtora que já lançou a tecnologia inovadora. Segundo a profissional, mesmo que o empreendimento tenha as obras já iniciadas, é possível ver com exatidão a vista que o imóvel terá depois de pronto.

"São feitas fotos por um mini-helicóptero das alturas equivalentes aos apartamentos. Assim, o cliente consegue ter a visão da varanda de seu imóvel. Também oferecemos a possibilidade de um tour virtual pelas áreas comuns do empreendimento assim como área interna dos imóveis. A intenção é trabalhar com a maior transparência possível antes da concretização do negócio", completa Karla.

Uma outra estratégia criada pela lider Cyrela e bem aceita pelos clientes é a criação do estande boutique, no qual é proporcionado aos clientes aconchego e conforto nas áreas de venda.

"Também elaboramos e já lançamos uma revista em parceria com a Joyce Pascovitch, para nossos clientes. A ideia é fazer um passeio, de forma lúdica, por cada cômodo do imóvel e trazer novidades na cidade nas áreas de consumo e lazer como restaurantes, salões de beleza, butiques dentre outros ramos", completa.

 
 
Força
No lançamento é a hora certa
 
"Uma imagem vale mais do que mil palavras". O que para muitos é um mero ditado popular, para outros é importante instrumento na conquista de clientes.

Empreendedores do mercado imobiliário também fazem valer essa regra para a comercialização de imóveis. Folders com belíssimas imagens, anúncios em veículos de comunicação de massa, maquetes dos empreendimentos, perspectivas feitas no computador. Seja qual for a forma de apresentação, construtoras e incorporadoras sabem que o investimento em marketing, principalmente no lançamento, é fundamental para o sucesso nas vendas.

Segundo Adriana Bordalo, gerente comercial e de marketing da RKM Engenharia, divulgação é intensificada principalmente na fase de lançamento do produto. "Calculamos de 3% a 5% da verba do empreendimento para o marketing. Cerca de 50% deste valor é gasto somente no lançamento do produto." (AM)
 
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