Governo de SP prepara o Plano Estadual da Habitação

18-03-2011 11:56

 


 

São Paulo, SP - O governo de São Paulo está trabalhando no projeto de lei que implementará o Plano Estadual da Habitação. O documento, a ser enviado à Assembléia Legislativa nos próximos meses, vai orientar o planejamento e os investimentos no setor.

A afirmativa é do secretário estadual da Habitação, Silvio Torres, feita em pronunciamento durante a abertura oficial (março, 15) da 19ª Feicon Batimat, da qual participou também como representante do governador Geraldo Alckmin. O evento, que reúne 750 expositores de 23 países, acontece até sábado (19, março), no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, na capital paulista.

O Plano Estadual da Habitação, de acordo com o secretário, trará como proposta celebrar mais parcerias com o governo federal, prefeituras municipais e iniciativa privada. “Nesse processo, a indústria da construção civil é um de nossos grandes parceiros. Queremos estabelecer parcerias para viabilizar o uso de novas tecnologias, e vamos nos esforçar para avançar ainda mais na desoneração dos custos da construção civil”, disse o secretário.

O presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado - organizadora da Feicon, Juan Pablo Veras, destacou a importância da feira como um grande gerador de negócios para o mercado da construção civil. Segundo Veras, durante a feira serão lançados cerca de 2.500 novos produtos e serviços para o setor, tendo com um dos principais focos o mercado de moradias populares.

Conforme o pronunciamento de Torres, os programas habitacionais desenvolvidos em São Paulo para a população de menor poder aquisitivo “contribuem significativamente para movimentar a cadeia produtiva da construção civil”. O secretário disse também que “novas parcerias podem contribuir ainda mais para o avanço”.

Segundo o secretário, o governo do estado vem aumentando significativamente os investimentos em habitação popular. “Nos últimos quatro anos foram investidos R$ 4,05 bilhões no setor. Em 2011, vamos investir R$ 1,8 bilhão em programas da Secretaria da Habitação e da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Cdhu), um recorde no setor”, afirmou.

A CDHU tem hoje um canteiro de obras com mais de 40 mil moradias em construção, disse Torres, e adiantou: “Este ano, serão iniciadas as obras de mais 23 mil unidades em todo o Estado para atender, prioritariamente, famílias que estão em áreas de risco, favelas e cortiços”.
 
Bookmark and Share