Investimento seguro

17-11-2010 11:00

 

A percepção de aproveitamento do potencial dos apartamentos térreos, com mais espaço para o morador, foi o que motivou o investimento das incorporadoras nesse tipo de imóvel. Um dos itens que contou pontos a favor foi a popularização dos sistemas de segurança, como cercas elétricas e câmeras de monitoramento. “Com isso, os olhares dos investidores se voltaram para esses imóveis e, com o passar do tempo, o conceito dos condomínios foi se modificando e se adaptando às demandas do mercado”, analisa o professor Eduardo Domingos.

O resultado é que hoje é possível notar uma tendência muito forte de condomínios que criam várias opções de lazer e conforto, como observa Eduardo Domingos. “Buscando oferecer ao morador um conjunto de atributos físicos, a família não mais precisa sair de casa para ir ao clube ou ao cinema.”

A praticidade de ter tudo ao alcance das mãos, de forma rápida e segura, e a diminuição do tempo para o lazer também contribuíram para que esse empreendimento decolasse. “No mundo globalizado, temos quase tudo em casa por meio da internet. E com menos tempo livre, aumentou a necessidade do conforto no lar, refazendo deste o espaço da família, do encontro, do lazer e do descanso”, fala Eduardo Domingos.

NOVOS ELEMENTOS De acordo com ele, se nos anos 1980 tudo o que se queria era ter um bom apartamento e uma cota de um bom clube, hoje, o maior desejo do consumidor é morar em um condomínio residencial que ofereça mais opções sem sair de casa. “A antiga churrasqueira ganhou novos elementos e galgou status de espaço gourmet ou varanda gourmet, em alguns casos, se tornando item obrigatório.”

Essas foram as razões que contribuíram para a valorização dos imóveis térreos, que, ao que tudo indica, ganharam a preferência de muitos consumidores. Mas as vantagens não param por aí. Os apartamentos também têm a seu favor maiores possibilidades de ocupação da área externa e maior flexibilidade na planta. “Esse último surge como uma das principais características procuradas pelos compradores de imóveis novos”, aponta Eduardo Domingos.

Conforme o professor, a possibilidade de modificar o imóvel, personalizando espaços, fluxos e acabamentos, é um grande atrativo para quem quer individualizá-lo. “Esses apartamentos também ganharam aberturas mais generosas, integrando-se com os afastamentos livres, vãos maiores e portas que se abrem para esses espaços. É como se você morasse em uma casa, mesmo estando em um condomínio.”

*Publicado em 14/11/2010 / Estado de Minas / Imóveis
Bookmark and Share