Juros imobiliários no país é dos maiores do mundo

21-10-2010 09:21

 

Juros imobiliários no país é dos maiores do mundo

 

Rio de Janeiro. Com a ampliação de crédito para a compra de imóveis, ficou mais fácil sonhar com a casa própria. Mas os juros dos empréstimos imobiliários no Brasil, apesar de em queda, ainda são apontados por especialistas como um obstáculo para a redução do déficit habitacional. De acordo com estudo da consultoria AT Kearney, feito com cinco nações, as taxas cobradas por aqui estão entre as mais altas do mundo.

A pesquisa faz uma análise da situação de cinco países: Brasil, Estados Unidos, Espanha, Rússia e Chile. Ao comparar os juros médios do crédito imobiliário, o Brasil, com 11,3%, só perde para a Rússia, onde a taxa, atualmente, é de 14,5%. A menor taxa ficou com a Espanha, de 3,4%, enquanto os Estados Unidos cobram 4,9% e o Chile, 3,4%.

O diretor da AT Kearney Daniel Cunha atribui a disparidade das taxas no país a três razões. A primeira é a baixa competitividade entre os bancos. A segunda é o fato de que a maior parte dos empréstimos imobiliários ainda está atrelada às normas antigas, que não exigiam alienação fiduciária e sim hipoteca, tornando o risco maior. Além disso, a burocratização também contribui para o encarecimento das taxas. E, por último, a falta de um mercado secundário, como a securitização, que permite que carteiras de crédito sejam vendidas para investidores no mercado.

 
 fonte: O tempo
Bookmark and Share