Lucro líquido da Helbor cresce 131% em 2010

15-03-2011 10:45

 

 
 

A Helbor Empreendimentos praticamente dobrou de tamanho em 2010. As vendas contratadas totais chegaram a R$ 2 bilhões, o VGV (Valor Global de Vendas) total lançado atingiu R$ 1,7 bilhão e o lucro líquido durante todo o ano de 2010 cresceu 131% em comparação com 2009, totalizando R$ 182 milhões.

Para 2011, as expectativas também são de crescimento. No final de 2010, a Helbor dispunha de um banco de terrenos de R$ 4,6 bilhões, sendo 72,5% adquirido por meio de permuta, o que reduz o desembolso de caixa. O banco de terrenos em 2010 registrou crescimento de 86,8% comparado com 2009.

A receita operacional líquida cresceu 50,6%, passando de R$ 655,3 milhões em 2009 para R$ 987,2 milhões em 2010. O lucro bruto da Helbor totalizou R$ 313,1 milhões em 2010, valor 63,8% superior a 2009. Durante o ano passado, a incorporadora lançou 19 empreendimentos nos segmentos de médio, médio alto, alto e comercial, que somam mais de 4.200 unidades, nas regiões sudeste, centro-oeste e sul. Só na cidade de São Paulo foram cerca de 1.500 novos imóveis.

"Entre 2008 e 2009, mesmo com a crise financeira que se iniciou nos Estados Unidos, a Helbor continuou investindo. Como o tempo médio de maturação de um projeto imobiliário é de pelo menos um ano desde a compra do terreno até o lançamento, em 2010, pudemos apresentar bons produtos ao mercado porque tínhamos trabalhado neles no momento certo. O resultado foi excepcional em todas as cidades em que fizemos lançamentos. E se o número das vendas foi maior do que o dos lançamentos, isso significa que conseguimos reduzir ainda mais nosso estoque, que sempre foi baixo", ressaltou o vice-presidente executivo da Helbor, Henry Borenstein.

Segundo ele, as medidas de incentivo ao setor imobiliário adotadas nos últimos anos pelo governo federal contribuíram para o aquecimento não apenas do segmento popular, mas de toda a cadeia produtiva da construção civil. "Estamos otimistas de que o que vivemos é mesmo um ciclo virtuoso, em que o mercado imobiliário surge como um importante indutor para a geração de empregos, impostos e riquezas", apontou.

No 4º trimestre de 2010, foram destaque em vendas: Vitta Parque, primeiro empreendimento da Helbor em Diadema (SP), com mais de 90% de suas 342 unidades vendidas no trimestre; o Helbor New Tatuapé, em São Paulo (SP), com mais de 90% de suas 76 unidades vendidas no lançamento; Helbor Spazio Club Alto do Ipiranga, em Mogi das Cruzes (SP), com 100% de suas 184 unidades vendidas no lançamento; o Helbor Offices Joinville, em Joinville (SC), com 80% das 241 unidades vendidas em um mês.

(Redação - Agência IN)

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