Muros de Arrimo - Os Mitos e Verdades

03-03-2011 11:03

 

Por Eng. Mauro Hernandez Lozano

Os solos reforçados são hoje as melhores soluções para muros, contenções e estabilização de taludes. Os muros convencionais de blocos de concreto com contrafortes e, principalmente, os muros de concreto armado estão condenados ao desuso.


O custos envolvidos na execução dos muros convencionais com uso de concreto e blocos apresentam custos elevados quando comparados com as soluçoes modernas ainda pouco conhecidas, principalmente, na indústria de construção de residências ou moradias, populares e de alto nível.

Esta nova situação de mercado de aterro reforçado vem se desenvolvendo há mais de 15 anos pelas seguintes razões: o preço do cimento em alta e mais recentemente pelos custos de pedreiros.

Em contrapartida a tecnologia dos solos reforçados vêm ganhando adeptos com aumento de empresas fornecedoras de materiais e de mão de obra e ainda.  É um grande nicho de mercado para empreiteiros e construtoras além de uma enorme possibilidade para novos empreendedores.

Neste texto queremos destacar as oportunidades para as duas pontas do sistema produtivo os clientes que preciasm executar os muros de arrimo e os construtores que executam e ou poderão vir a ser executores de muros de arrimo, contenções e estabilização de taludes. Além dos projetistas de edificações residenciais, comerciais e industriais.

Trata-se de um produto ainda novo para o mercado da construção civil de medias e pequenas obras mas, estremamente promissor.

Exatamente por isso, desenvolvemos quatro curso, com objetivos de desenvolver a aplicação desta tecnologia e por que não dizer da engenharia geotécnica para médias e pequenas obras civis.

Nosso cursos tem seguintes temas: terraplenagem, deslizamentos de solos, soluções de contenções, muros em aterro reforçado e solo grampeado.

Em nosso site o leitor poderá encontrar mais de 16 cursos para técnicos, engenheiros e arquitetos e outros interessados pelo assunto.

O objetivo do curso é de habilitar o interessado em reconhecer os riscos de problemas geotécnicos e, oferecer soluções modernas e de baixo custo.

O dimensionamento (cálculo) de muros ou contenções é há nosso ver o problema menor. Pois o grande problema é definição dos parâmetros e outros condicionantes geotécnicos para a fundação, para  os solos de aterro, e ou para os remanescentes de escavação.

Apesar de serem indispensáveis os cálculos de dimensionamento dos muros de arrimo, cujas metodologias são apresentadas em nossos cursos são igualmente importantes uma serie de atividades que conjuminam no que chamamos de projeto geotécnico do muro de arrimo.

Sem um projeto geotécnico completo e a execução em atendimento ao mesmo teremos uma obra de elevado risco de insucesso e ou onerosa ao proprietário.

Ainda é muito comum, em terrenos pequenos de 100 a 2000 m2 (populares e de alto nível) para residências utilizarmos muro de arrimo de até 3 a 4m de altura, construídos por pedreiros com broca, pilares e mão francesa achando que estamos seguros e aplicando bem o dinheiro.

Trata-se de um mito, pois a verdade é outra estamos gastando mal e correndo riscos enormes.

Nossa afirmação e produto de nossas experiências de mais de mais e 30 anos trabalhando com muros de arrimo. São mais de uma centena de casos de insucessos deste tipo de muros.

Além das perdas de recursos significativos proporcionalmente para o montante da obra. E, os casos, de exageros com uso de concreto trazendo aos envolvidos uma falsa segurança.

Mas, parece-nos que projetistas e clientes estão começando a perceber um melhor caminho, talvez pelos custos do cimento e ou do concreto.

Em nossos cursos e palestras orientamos que os muros de blocos e concreto estão superados. E, que agora é a vez dos muros de solos reforçados.

Aos interessados da cadeia produtiva de muros de arrimo recomendamos o estudo desta “nova” tecnologia e fazer nossos cursos para entender e poder equacionar o problema geotécnico desde a sondagem até solução de muro e ou contenção mais segura e econômica.

Também podemos orientar os interessados para desenvolver o projeto e execução destes novos procedimentos de engenharia na certeza que são soluções cada vez mais promissoras à medida que mais desenvolvemos a capacidade operacional deste setor do mercado da construção civil.
Fonte:https://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=9&Cod=854

Bookmark and Share