No estado de SP, venda de imóvel usado cresce 9,1%

09-05-2011 10:18

 No estado de SP, venda de imóvel usado cresce 9,1%

 

São Paulo – O mercado de imóveis residenciais usados reverteu em fevereiro o desempenho ruim que havia registrado no começo do ano no Estado de São Paulo. As vendas de casas e apartamentos cresceram 9,1% em relação a janeiro, quando houve queda de 19,39% na comparação com dezembro (2010). O mercado de locação iniciou o ano crescendo 14,51%, e manteve bom ritmo em fevereiro, com aumento de 10,4% no número de novas locações contratadas.

O comportamento do mercado em fevereiro foi apurado em pesquisa feita com 1.617 imobiliárias de 37 cidades pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Crecisp). O bom desempenho não surpreendeu o presidente do conselho, José Augusto Viana Neto. "Além de fevereiro ter sido um "mês cheio", sem o Carnaval, que praticamente anula uma semana útil de potenciais negócios de compra e venda, a economia continuou crescendo, vivemos um regime de pleno emprego e o crédito imobiliário vem se mantendo estável", resume.

Financiamentos - O financiamento bancário teve papel fundamental em três das quatro regiões em que se divide a pesquisa Crecisp. Somados os empréstimos concedidos pela Caixa Econômica Federal e demais bancos, os financiamentos foram responsáveis por 58,82% dos contratos assinados nas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Guarulhos e Osasco.

No interior do estado, 55,03% das vendas se efetivaram mediante financiamento, sendo 48,33% na capital. Fugiu à regra o litoral, onde as vendas a vista representaram 66,06% do movimento total, e os empréstimos bancários somaram 27,07%.

"Essa média de 50% das vendas sustentadas por financiamentos representa um grande avanço em relação à situação que tínhamos há alguns anos, mas ainda é pouco para as necessidades da população", afirma Viana Neto. Ele defende que os bancos se voltem também para a chamada classe C, ou nova classe média, que pode ter no imóvel usado a possibilidade de realizar o sonho da casa própria.

"Assim como foi no passado recente com a indústria automobilística, quando o primeiro carro de muitas famílias era o carro usado financiado a perder de vista, o imóvel usado tem tudo para ser hoje a primeira casa própria das famílias que não têm como pagar pelos imóveis novos, mais caros e ainda por serem feitos", argumenta o presidente do Crecisp. "Mais do que um carro zero, a nova classe média deseja ter é a casa própria, e quem a ajudar nisso só terá a ganhar", pondera José Augusto Viana Neto.

Iepi/Ur-Crecisp – Quanto ao Índice Estadual de Preços de Imóveis Usados e Aluguéis Residenciais (Iepi/Ur-Crecisp), registrou em fevereiro queda de 1,55%, pouco maior que a de 1,32% observada em janeiro. O Índice Crecisp mede o comportamento do conjunto de preços médios de imóveis usados e de aluguéis residenciais no Estado de São Paulo, mês a mês. É composto pela média de todos os preços de venda dos imóveis usados e dos aluguéis residenciais contratados em imobiliárias credenciadas pelo conselho.
Fonte:R7
Bookmark and Share