O mundo vai estar na edição do CineBH este ano

22-10-2010 10:12

 

O mundo vai estar na edição do CineBH este ano
Entre curtas e longas, serão 78 filmes, incluindo várias produções de outros países e títulos em pré-estreia nacional
Publicado no Jornal OTEMPO em 22/10/2010
MARCELO MIRANDA
 

 

Em sua quarta edição, o CineBH - Mostra de Cinema de Belo Horizonte, que começa hoje e vai até o dia 26, consolida a tendência em se internacionalizar e espalha seus 78 filmes em variadas sessões, muitas delas espelhando uma certa produção contemporânea que vem sendo comentada em outros festivais de peso.

Daí que o espectador mineiro terá oportunidade de assistir às primeiras exibições no Estado de filmes como "Cópia Fiel", do iraniano Abbas Kiarostami, "Napoli Napoli Napoli", do norte-americano Abel Ferrara, "Vencer", do italiano Marco Bellocchio, e "Poesia", do sul-coreano Yun Jung-hee.

O cinema brasileiro não ficou de fora. Alguns títulos se repetem em relação ao que foi exibido na Mostra de Tiradentes em janeiro deste ano e na CineOP, em junho, ambas organizadas pela mesma Universo Produção - são "Belair", de Noa Bressane e Bruno Safadi, "Pacific", de Marcelo Pedroso, "Uma Noite em 67", de Renato Terra e Ricardo Calil, e "A Falta que me Faz", de Marília Rocha -, mas há espaço para pré-lançamentos.

Os destaques ficam por conta de "Chantal Akerman, de Cá", de Leonardo Luiz Ferreira e Gustavo Beck, "Memória Cubana", de Alice de Andrade, "Terra Deu Terra Come", de Rodrigo Siqueira, e "Separações", de Andrea Seligmann Silva e Mieke Bal.

Uma outra consolidação deste ano no CineBH é a das parcerias em coprodução. Se no ano passado a homenagem à produtora O2 Filmes tinha como mote o trânsito da empresa de Fernando Meirelles na realização de trabalhos junto com outros países (e no qual "Ensaio sobre a Cegueira" é o maior exemplo), desta vez a Universo bolou os encontros chamados Brasil Cinemundi.

A ideia é discutir mecanismos de coprodução entre América Latina e Europa, novas mídias, desenvolvimento de projetos, distribuição internacional de filmes e os aspectos jurídicos do processo. Confira programação e detalhes em www.otempo.com.br .

Bookmark and Share