Obras do Centro de Convenções terão licitação

19-10-2010 11:38

 

Obras do Centro de Convenções terão licitação
PBH lança nova marca turística para divulgar a cidade no Brasil e no mundo
Publicado no Jornal OTEMPO em 19/10/2010
 
ZU MOREIRA
 

 

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, afirmou ontem, durante lançamento de nova marca turística da cidade, que o edital de licitação para a construção de um centro de convenções de 31 mil metros quadrados, ao lado do Minas Shopping, na região Nordeste da cidade, será lançado até o fim de novembro. O projeto, cujo valor de referência gira entre R$ 200 milhões e R$ 250 milhões, está em fase de consulta pública no site da PBH. O modelo é de concessão: o investidor constrói em terreno do poder público e explora os serviços por um prazo determinado.

"Estamos em fase final de formatação jurídica do modelo de parceria dos investidores com a prefeitura", disse. A proposta, lançada em junho passado, prevê a construção de um hotel cinco estrelas, uma torre comercial, espaço multiuso, pavilhão para feiras e estacionamento para 1.817 vagas. A prefeitura previa uma prazo de 60 dias para o recebimento das propostas.

Fonte ligada ao governo local afirma que no momento apenas uma empresa se interessou pela parceria. Lacerda, no entanto, garantiu que houve "boa receptividade" dos investidores em relação ao projeto.

A falta de infraestrutura é um dos gargalos para alavancar o turismo na capital mineira, que se prepara para sediar uma das chaves da Copa de 2014. Para o presidente do Comitê Executivo Municipal Copa 2014, Tiago Lacerda, o problema de Belo Horizonte não é o número de leitos, mas a carência de hotéis de alto padrão para atender aos turistas. De acordo com ele, há na prefeitura mais de 20 projetos de construção de hotéis à espera de aprovação, além de oito empreendimentos em construção.

"Em breve, vamos anunciar novos investimentos para a cidade", garantiu. Durante discurso, o prefeito Marcio Lacerda disse que "o velho problema dos hotéis está indo bem", ao relatar as negociações, ainda em sigilo, com grandes redes da hotelaria internacional.

O presidente da Belotur, Júlio Pires, disse que o problema da falta de centros de convenções está sendo equacionado de diversas maneiras. Além da possibilidade de expansão do Expominas, de responsabilidade do Estado, a prefeitura vai construir outros espaços multiuso na praça da Estação e no Parque Municipal, com investimentos de mais de R$ 10 milhões para cada projeto.

Nova marca já está disponível nos sites da PBH e da Belotur
Desenvolvida pela agência de publicidade Perfil, a pedido da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a nova marca turística da capital mineira está disponível nos sites da PBH e da Belotur para os interessados em divulgar, sem fins lucrativos, a cidade.
Ainda não é permitido o uso comercial da marca. "Queremos que todas as entidades e empresas adotem essa marca em seus eventos para ajudar a divulgar a cidade de Belo Horizonte", disse o chefe de Comunicação Social, Régis Souto. O novo emblema, em quatro cores, é inspirado na igreja da Pampulha, ícone turístico da capital mineira, e os traços lembram as montanhas da serra do Curral.
Durante a solenidade, a PBH também apresentou a marca desenvolvida pela Fifa que será usada pelas 12 cidades-sede da Copa de 2014. (ZM)
 

Raio X do projeto
Centro de Convenções
Localização - avenida Cristiano Machado, ao lado do Minas Shopping, na região Nordeste da cidade.
Área - 31 mil metros quadrados.
Estrutura - projeto-referência prevê a construção de um hotel cinco estrelas, torre comercial, sala multiuso, pavilhão para feiras e estacionamento.

Movimento
R$ 510 é o gasto médio diário do turista na capital mineira, segundo estimativas
17,5 mi é o número de viagens destinadas a Minas Gerais apenas neste ano
40% é a participação aproximada de Belo Horizonte no PIB do Estado

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