Oferta oral não tem valor legal na compra e venda de um imóvel,

14-02-2011 11:56

 

Como Fazer uma Oferta


 

Redação - Lugar Certo
 


 

 

Como Fazer uma Oferta
Já que uma oferta oral não tem valor legal na compra e venda de um imóvel, é essencial que o provável comprador e o vendedor discutam um possível contrato escrito. O contrato começa com uma proposta escrita, que inclui o preço e condições de compra.

Corretores de imóveis geralmente têm uma variedade de formulários padrão, inclusive acordos de compra residencial atualizados e que estão disponíveis para aqueles que usam seus serviços. Os corretores também podem responder perguntas que surjam durante o processo. Finalmente, em muitos estados existem leis sobre obrigações do vendedor, e um corretor pode verificar se elas foram cumpridas corretamente.

Uma vez que a oferta é assinada, ela é apresentada ao vendedor. Uma oferta de compra, se aceita como está, se tornará um contrato de venda (também conhecido como acordo de compra, um acordo do valor em dinheiro ou um recibo de depósito). Por causa disso, é importante que ela contenha coisas como:

Endereço e (às vezes) uma descrição legal do imóvel.

Valor da venda.

Condições (por exemplo, à vista ou sujeita a obtenção de uma hipoteca para certa quantia).
Data para conclusão (venda real).

Quantia de depósito em dinheiro acompanhando a oferta, e se foi feito em cheque, dinheiro ou nota promissória e como ele será retornado se a oferta for rejeitada ou mantida como danos se o comprador voltar atrás por algo que não for considerado um motivo justo.

A forma pela qual os impostos referentes ao imóvel, aluguel, combustível, água e outros serão pagos deverá ser combinada entre o comprador e o vendedor.

Também deverá ser discutida a forma de pagamento do seguro, vistoria, inspeções de cupim e assuntos semelhantes.

O tipo de acordo a receber.

Outros requisitos específicos para um estado, que possam ser incluídos no caso de um advogado revisar o contrato.

A chance do comprador fazer uma última inspeção do imóvel logo antes da conclusão.

Um prazo para a oferta perder a validade. Ela geralmente vale por um pequeno período de tempo.

Contingências

As contingências explicam que uma oferta será aceita apenas se outras ações forem providenciadas. Por exemplo, uma contingência típica em um pedido de compra diz que a oferta dependente do comprador conseguir um financiamento específico de uma instituição de empréstimo ou que nenhum problema seja encontrado durante a inspeção do imóvel.

A coisa importante a se lembrar é ter certeza de que todos os detalhes foram mencionados na escrita da oferta de compra.

Os compradores que dispõem de todo o dinheiro, te a hipoteca pré-aprovada ou que não tem um imóvel atual para ser vendido estão em posição de vantagem para a compra. Em qualquer dessas situações, um comprador pode negociar um desconto abaixo do preço pedido. Porém, em um mercado de vendas aquecido, é recomendável que a oferta seja igual ao valor pedido (ou maior) para cobrir outras ofertas iniciais.

Também é recomendável que um comprador descubra por que o imóvel está sendo vendido e o vendedor está sob pressão. Lembre-se que a cada mês que um imóvel permanece não vendido significa despesa extra para o vendedor.

Um depósito deve acompanhar sua oferta. Ele mostra boa fé para o vendedor. O dinheiro se tornará parte de seu sinal. Geralmente, o dinheiro é seguro por um corretor ou um advogado. A quantia de dinheiro varia de cidade para cidade. Seu agente deve ser capaz de recomendar uma quantia a você.

A oferta se torna um contrato quando o vendedor assina o documento e você é notificado a respeito. Se a oferta é rejeitada, o vendedor não pode mudar de idéia mais tarde.

Se o vendedor gosta de tudo exceto alguns aspectos da oferta, você pode pedir uma contra-proposta por escrito se concordar com as mudanças. O comprador pode aceitar ou rejeitar a oferta, ou fazer outra contra-proposta. O documento se torna um contrato quando uma das partes assinar um acordo de aceitação incondicional da proposta da outra parte.

Lista de verificação

Coisas a fazer:
- Comece com um preço justo e uma oferta justa
- Respeite as prioridades da outra parte
- Esteja preparado para assumir um compromisso
- Peça conselho

Coisas a não fazer:
- Não force demais sobre assuntos sensíveis
- Não deixe as emoções prejudicarem seu julgamento
- Não esquece de conseguir tudo por escrito
- Não aborde as negociações como uma disputa
 

 Fonte : Estado de Minas

Bookmark and Share