Padrões de qualidade

18-03-2011 15:19

 

Padrões de qualidade


 

Humberto Siqueira - Estado de Minas
 


 

Na construção civil, a utilização da cal é fundamental no preparo de argamassas de assentamento e de revestimento. Porém, produto deve atender exigências da ABNT

ABPC/Divulgação
Uso de argamassa em área interna, com baixo teor de aglomerantes, acaba se esfarelando, comprometendo seu desempenho

Qualquer construtor responsável sabe que uma obra durável e com bom acabamento só é possível quando se utiliza cal hidratada dentro dos padrões de conformidade exigidos pelas normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A Associação Brasileira dos Produtores de Cal também mantém um Selo de Garantia de Qualidade, presente nas embalagens.

Na construção civil, a cal é utilizada principalmente na forma hidratada, como componente fundamental no preparo de argamassas de assentamento e de revestimento de grande durabilidade e ótimo desempenho. É utilizada também no preparo de tintas alcalinas de alta alvura, atribuindo à pintura propriedades fungicidas e bactericidas que favorecem a saúde e o conforto dos usuários das edificações.

Segundo Mauro Seabra, secretário-executivo da Associação Brasileira de Produtores de Cal (ABPC), "infelizmente, ao lado dessas empresas credenciadas ainda aquelas que insistem na irresponsabilidade e na clandestinidade, produzindo cal sem licença ambiental, praticando lavra predatória, operando sem respeito às boas práticas de fabricação e sem os cuidados mínimos com o meio ambiente e com a sociedade, um lado preocupante, mas que tem merecido especial atenção dos órgãos ambientais do estado", diz.

Os requisitos de qualidade exigidos pela norma técnica NBR-7175 incluem a pureza do produto e de sua matéria-prima, vários indicadores químicos que demonstram a eficiência do processo de produção, além de uma série de propriedades físicas importantes para garantia do desempenho da cal como componente das argamassas.

CONTROLE

Desde 1995, a cal hidratada é monitorada pela ABPC por meio do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) da Cal Hidratada, ligado ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Hábitat (PBQP-H), iniciativa mantida pelo governo federal, por meio da Secretaria Nacional da Habitação do Ministério das Cidades. O objetivo do monitoramento é assegurar a produção e comercialização da cal hidratada dentro das normas estabelecidas pela ABNT.

Todos os produtores de cal hidratada associados à ABPC estão obrigados a participar desse programa e a comprovar a qualificação de seus produtos, o que é feito com a contínua amostragem e análise por auditores independentes, que realizam coletas periódicas da cal nas fábricas e em revendas de material de construção. Por meio do PSQ da cal hidratada, além dos produtos fabricados pelas associadas da ABPC são monitoradas também, de forma compulsória, outras 61 marcas de cal em todo o país. Os auditores do PSQ divulgam trimestralmente as listas de produtores conformes e não conformes, com relatórios setoriais, que são disponibilizados ao público no Portal do PBQP-H (www.cidades.gov.br/pbqp-h). Das cerca de 70 marcas, 25% têm sido reprovadas.

A cal também é empregada na construção de estradas, como elemento de estabilização de solos de baixa capacidade de suporte e como aditivo de misturas asfálticas, assegurando maior longevidade ao capeamento das rodovias. Nas indústrias siderúrgica e metalúrgica, a cal virgem industrial é fundamental em diversas fases da fabricação do aço, do alumínio e de outros metais não ferrosos, como cobre, ouro, níquel e zinco.

Na siderurgia, a cal é empregada como aglomerante na pelotização do minério de ferro e no processo de sintetização, na dessulfuração de gusa, como elemento escorificante, protetor de revestimentos refratários em fornos de aciaria e como lubrificante na trefilaria.

Bookmark and Share