Potencial construtivo em um clique

20-05-2011 13:39

Construção Civil

Sistema on-line permite cruzar informações de acordo com zoneamento e legislação específica para Curitiba

 Ana Carolina Nery

Uma nova ferramenta destinada para a construção civil ajudará a definir o melhor uso e aquisição de potencial construtivo em Curi­­tiba e agilizará um processo que levava até dias para ser concluído. A Se­­cretaria Municipal de Urba­­nismo desenvolveu um sistema para si­­mular, por meio de diversos da­­dos, como metragem, zoneamento e tipo de uso da edificação, qual o melhor po­­tencial construtivo na cidade. A ferramenta está disponível no site da prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br).

Com o aquecimento do mercado imobiliário, explica a se­­cretária de Urbanismo, Suely Hass, a demanda de acréscimo de área construída chega a 95% dos pedidos. “Em função disso, os construtores procuram verificar que tipos de potenciais es­­tão disponíveis em determinada região e qual acréscimo é per­­mitido, além dos custos”, afir­­ma. A esti­ma­­tiva da Secre­taria é que o uso de potencial construtivo tenha um crescimento de 16% neste ano, em com­­paração com o que foi registrado em 2010, com esta facilidade. No ano passado, fo­­ram cedidos 135 mil metros quadrados em potencial construtivo.

São vários os tipos de potenciais construtivos. Eles se dividem em uso habitacional, áreas verdes, prédios históricos e especiais, como as edificações de preservação especial (imóveis considerados ícones históricos na cidade). “Para cada correlação de cálculo entre o uso a que será destinado, coeficiente de aproveitamento do solo e metros quadrados ou em número de pavimentos, diferentes cálculos são realizados”, comenta Suely. “A ferramenta verifica, ainda, se a legislação autoriza o uso do po­­tencial construtivo na re­­gião solicitada, o que demandava ainda mais tempo. Ago­­ra bastam várias si­­mulações para saber qual a mais vantajosa.”

Assim como representantes de diversas entidades do setor da construção civil, o diretor de assuntos institucionais da Associação Bra­­sileira de Escritórios de Arqui­­tetura do Paraná (Asbea-PR), Adolfo Sakaguti, esteve no lançamento da ferramenta e experimentou o sistema. An­­tes da ferramenta, afirma ele, era necessário fazer todos os cálculos manualmente, o que demandava pelo menos 40 minutos. “Funciona perfeitamente e agiliza o procedimento. Em três ou quatro mi­­nutos temos um resultado das possibilidades. Ganhamos em confiabilidade também”, avalia.

Como funciona

Qualquer pessoa pode acessar a ferramenta, formatada em uma planilha de Excel. O si­­mulador está no site www.curitiba.pr.gov.br. Para utilizar é preciso ter a identificação fiscal – uma espécie de número de RG dado ao terreno – e as informações contidas na guia amarela, baixada no mesmo site.

Fonte : Gazeta do povo

Bookmark and Share