Sob encomenda

03-03-2011 10:08

 

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Júnia Leticia - Estado de Minas
 


 

Enquetes, pesquisas de mercado e o movimento nos pontos de venda sinalizam as preferências do jovem investidor, que busca, principalmente, flexibilidade da planta, comodidade e segurança

Eduardo Almeida/RA Studio
"Procura maior é pela área Centro-Sul, devido à acessibilidade e opções de lazer" - Luciano Muniz, diretor comercial da Prisbel

Notado há aproximadamente uma década, o investimento no mercado imobiliário pelos jovens teve um aumento gradativo, como observa o diretor comercial da Habitare Construtora, Hélio de Souza. Segundo ele, nos últimos cinco anos, o crescimento foi bem mais expressivo e a tendência é aumentar. Para atender aos anseios desse público, a empresa recorre a enquetes, veiculadas em seu site. "Os resultados traduzem os desejos e anseios do público de forma geral", conclui Souza.

Além disso, ele diz que as sugestões recebidas dos consultores são transmitidas à construtora. "Fazendo a conexão entre todos esses pontos, conseguimos lançar incorporações que, de fato, atendem ao público jovem", aponta.

A Masb Desenvolvimento Imobiliário também busca conhecer as necessidades do consumidor, por meio de levantamentos que visam traçar o perfil dos possíveis compradores, como conta o gerente regional de vendas, Marcelo D'ávila. "Outro fator importante é a avaliação dos movimentos diários nos pontos de venda, conversas com a equipe de corretores e, principalmente, o feedback dos diretores e gerentes que acompanham o mercado local."

A partir de trabalhos como esses, as construtoras direcionam seus esforços para atender ao jovem investidor em imóveis, que quer prédios com estilo moderno, de acordo com o diretor financeiro da Prisbel, Luciano Muniz. "Material como vidro e alumínio, e projetos mais clean são muito bem aceitos", acrescenta.

Ele ressalta que é importante que a fachada permaneça atual até a entrega do edifício, o que ocorre, geralmente, num período de três anos. "Os jovens se preocupam mais com o material que será usado dentro dos apartamentos, mas também se interessam em ver o edifício como um todo e as áreas comuns", observa Muniz.

Quanto à localização, o diretor comercial da Prisbel fala que a preferência é pela área Centro-Sul, devido à acessibilidade e opções de lazer disponíveis. "Outro bairro bastante procurado pelos jovens é o Buritis, próximo à Zona Sul, que tem grande estrutura de serviços", conta Luciano Muniz. Entretanto, ele observa que essa escolha é determinada, principalmente, pela renda.

Além da Zona Sul, as regiões Oeste e da Pampulha têm sido muito requisitadas, como nota Souza, da Habitare. Ele atribui esse fato à valorização e potencial de crescimento, à melhoria da infraestrutura de transportes, por meio de grandes obras viárias, e ao fácil acesso para o Centro Administrativo, entre outros.

Entretanto, para o diretor do Comitê de Marketing da Netimóveis, Celso Salles, não há uma preferência por bairros, pelo menos em relação a jovens casais. "Mas, sim, pela localização, que deve ser próxima à casa dos pais e sogros. Principalmente, em relação aos que pensam em ter ou já têm filhos e gostariam de alguém da família por perto enquanto estiverem trabalhando."

Já relativo à distribuição dos espaços, os apartamentos mais procurados são os de dois quartos. "Quando adquirem um imóvel de três quartos, um dos cômodos é transformado em escritório ou agregado à sala", revela Diniz. Outra peculiaridade é que os ambientes destinados a receber visitas costumam ser ampliados, enquanto os espaços íntimos são mantidos de acordo com o projeto inicial.

Salles também aponta os apartamentos como os preferidos pelos jovens, até por serem mais acessíveis economicamente. "Geralmente, eles optam pelo que cabe no bolso e, raramente, procuram por uma casa, já que investir na compra de uma se tornou mais caro, devido à procura por lotes pela construção civil", analisa o diretor do Comitê de Marketing da Netimóveis.
Outros fatores que levam à demanda por apartamentos são a segurança e a comodidade, já que, na maioria das vezes, esse público passa o dia inteiro fora de casa. "Como os jovens são muito ligados à inovação, o sistema de segurança também precisa ser moderno, o que é demandado principalmente por quem mora sozinho", observa Lucas Baeta, da Talent.

ESTRUTURA

Também é fundamental que o empreendimento ofereça estrutura completa de lazer para receber amigos e família. "No caso dos casais com filho, além disso, eles buscam nesses espaços uma opção segura para que as crianças brinquem, acompanhadas por um responsável, com toda a segurança que o condomínio ofereça", aponta o diretor da Habitare. Imóveis ainda na planta são os preferidos pelo público jovem que quer investir no segmento. Pelo menos é o que observa Salles. "Os jovens, geralmente, compram com a proposta de investimento. Com isso, a opção por imóveis na planta é mais rentável."

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