Terceira idade ganha atenção especial do setor imobiliário

17-03-2011 16:29

 

  •  por Kemilly Bertini
     Uma pesquisa realizada pelo IBGE revela que em 14 anos o Brasil terá aproximadamente 32 milhões de habitantes acima de 60 anos. Por conta da nova realidade, as empresas começaram a projetar empreendimentos que se adequem as necessidades dos idosos. Segundo estudos, a expectativa de vida do brasileiro, atualmente, é de 69 anos e em 2050 deve chegar a 80 anos.
     
    Nos projetos de arquitetura, o conceito de acessibilidade vem sendo discutido há décadas. Acessibilidade, neste caso, se refere a espaços transitáveis para qualquer pessoa com algum tipo de limitação temporária ou permanente. Para facilitar a compreensão, imagine um idoso descendo uma escada: mesmo com o auxílio do corrimão a descida seria difícil. Se trata justamente disso, pensar como um indivíduo, seja ele portador de necessidades especiais, gestante ou idoso, poderá se locomover com facilidade e segurança.
     
    Algumas construtoras já identificaram, no que parece um problema, uma oportunidade de criar empreendimentos que ofereçam a estas pessoas uma melhor qualidade de vida. A Tecnisa foi a primeira a estudar e construir um empreendimento voltado às necessidades deste público. Para isto, realizou uma pesquisa junto à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde desenvolveu o projeto Construindo com Consciência Gerontológica, dirigido à faixa etária maior de 60 anos.
     
    A partir deste projeto, puderam identificar as principais carências como  barra de apoio em banheiros, piso antiderrapante, iluminação em degraus, áreas comuns de convivência, menos escadas, mais rampas, escadas submersas para facilitar o acesso às piscinas, fechaduras invertidas, pisos opacos, eliminação de quinas, portas mais largas, entre outros detalhes que permitem maior autonomia.
     
    As construtoras apostam na viabilidade de se construir empreendimentos para públicos específicos, pois assim podem atender a diferentes demandas. Cada público tem uma necessidade distinta e, é neste ponto que as empresas estão investindo, nas diferenças. Hoje, há empreendimentos para homosexuais, judeus, evangélicos, idosos, solteiros, dentre outros, onde são empregadas caracteristicas atrativas para cada nicho.
     

     
  • Construtoras percebem a importância de oferecer  imóveis adequados às necessidades deste público.
     

Fonte:https://rede.wimoveis.com.br

Bookmark and Share