Uma casa sob medida

09-12-2010 12:01

 

Uma casa sob medida


 

Júnia Leticia - Estado de Minas
 


 

Solteiro, casado, idoso ou família com crianças. Para atender públicos distintos, imobiliárias investem mais na consultoria para facilitar a busca pelo imóvel ideal a cada perfil de morador

Reprodução pt.dreamstime.com


 

 

 

 

 

 

 

 

 

29 de novembro de 2010 - É sabido que a casa tem a cara do seu morador. Isso, muitas vezes, é perceptível na decoração, que expressa os gostos dos habitantes. Na hora de escolher um imóvel, não deve ser diferente.

É preciso perceber o perfil dos moradores para encontrar a opção que reflita seus desejos e estilo de vida. Os solteiros e jovens casais sem filhos, por exemplo, podem optar por apartamentos de dois quartos. Já os idosos precisam fugir das escadas e buscar apartamentos com elevador ou casas planas. Essas considerações são feitas pelo presidente da Lar Imóveis, Luiz Antônio Rodrigues, uma das empresas que investe na consultoria para a escolha do imóvel ideal.

O serviço personalizado começou a ser oferecido depois de uma percepção do mercado. Segundo o empresário, a partir do momento em que os clientes ficaram mais exigentes, notou-se que a consultoria poderia ser um diferencial competitivo. “Há 10 anos oferecemos essa assessoria e temos tido retornos excelentes”, comemora.

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Presidente da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), Ariano Cavalcanti de Paula confirma o aumento do nível de exigência do consumidor. “Ele está mais seletivo e o produto imobiliário vem ficando mais sofisticado e fragmentado, de forma que é natural a segmentação também do atendimento”, constata.

De acordo com ele, essa transformação vem ocorrendo há cerca de 15 anos, principalmente em decorrência da difusão da internet. A retomada do mercado imobiliário brasileiro, a partir dos anos 2000, também contribuiu. “Com isso, o volume de negócios cresceu muito, o mercado atraiu mais pessoas e, com o crescimento, ganhou novos concorrentes, o que trouxe um maior rigor e seletividade por parte dos clientes.”

O diretor de vendas da Prisbel Construtora, Sávio Coutinho Bernardes, também destaca o acesso à informação como um dos fatores que os levaram a se tornar mais exigentes. “Os clientes são bem informados, querem produtos com qualidade e a segurança de que, além de suprir uma demanda para sua moradia, estão fazendo um bom investimento financeiro”, observa. A empresa trabalha em parceria com a Suprema Lançamentos Imobiliários, que também não cobra pela consultoria.

Outra vantagem do serviço é a otimização do tempo, não só do cliente como dos profissionais do mercado imobiliário. Além, é claro, do aumento do grau de assertividade na negociação. “Os corretores correm menos risco de apresentar imóveis que não sejam do agrado dos clientes quando têm o cuidado de selecionar imóveis apropriados”, aponta Luiz Antônio.

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