Aluguel em BH tem a 2ª maior alta entre capitais

19-10-2010 12:01

 

Aluguel em BH tem a 2ª maior alta entre capitais

Falta de imóveis favoreceu reajuste de 7,8% neste ano, ostra pesquisa
Publicado no Jornal OTEMPO em 13/10/2010
 
LETÍCIA MURTA
Especial para O Tempo
 

O preço do aluguel residencial em Belo Horizonte acumulou alta de 7,79% em 2010, a segunda maior do país, perdendo somente para Brasília (9,35%). O aumento na capital mineira é de quase o dobro da média nacional (4,67%) entre janeiro e setembro deste ano. Os dados são do Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maior alta do mês ocorreu em Belo Horizonte, onde o aluguel residencial subiu 1,97%, seguida por São Paulo, com alta de 0,93%. As capitais com maiores quedas no valor do aluguel foram Fortaleza (-0,79%) e Rio de Janeiro (-0,4%).

De acordo com o presidente da Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI-MG), Ariano Cavalcanti, o preço do aluguel está elevado pela falta de oferta de imóveis para alugar. "A alta é natural e reflete o mercado, pois a demanda está maior do que a oferta e o preço tende a subir", diz. "Há cerca de quatro anos estamos notando esse desequilíbrio e, para estabilizar, é necessário que a oferta de imóveis para aluguel aumente", avalia.

Cavalcanti acredita que o aumento do preço seja resultado de crises anteriores, que seguraram o valor do aluguel. "Até 2004 o preço do aluguel estava em queda, mas a economia cresceu e o mercado imobiliário superou a crise. Com isso, o preço, que estava represado, voltou a elevar", afirma.

A diretora da Céu Lar Netimóveis, Adriana Magalhães, confirma que a oferta de imóveis para alugar está baixa. "Eu hoje tenho 37 imóveis para locação e recebo cerca de 50 telefonemas por dia. O mercado regula o valor dos imóveis e é exatamente isso que está acontecendo", explica
De acordo com a diretora, a tendência é que a oferta de imóveis para locação aumente, já que o mercado de construção está aquecido. "Muitas pessoas compram o imóvel para investir e, tendo mais oferta, o mercado termina por regular o preço. Enquanto estiver desigual a procura pelo aluguel e a oferta de imóveis o que teremos é mesmo um valor mais elevado", diz.

Custo do aluguel
Alta. Nos últimos 12 meses o valor cobrado pelo aluguel residencial avançou em média 5,53% no Brasil. As capitais que tiveram maior alta durante um ano foram Brasília (9,76%) e Recife (9,51%).

Bookmark and Share